Da ideia original à definição da pergunta «E se?». Do trabalho de investigação à sistematização de recursos. Da construção das personagens ao projecto de arquitectura. Do entrelace das linhas da intriga à gestão dos dispositivos narrativos. Da luta entre plano e abstracção à coragem de desmanchar e fazer de novo. Da escolha dos leitores prévios ao aturado labor de corte-e-revisão.
Só existe literatura quando um mesmo livro significa coisas diferentes para leitores diferentes – até coisas diferentes para o mesmo leitor que o leia em momentos diferentes. O segredo é sempre o mesmo: a elipse, aquilo que cabe a quem lê acrescentar a cada livro, porque no fundo o autor lhe subtraiu. Donde resulta que a literatura é sempre muito mais sobre aquilo que não está lá do que sobre aquilo que está.
Esta é uma outra maneira de procurá-lo: planeando, seguindo esse plano – e transcendendo esse plano. Com a melodia, a atmosfera e a intimidade por principais ferramentas; e uma certeza sobre todas as outras: a simplicidade é muito difícil de atingir. E se começássemos, por exemplo, com uma folha de Excel?
Programa
- A. Considerações gerais. Os dois conselhos mais importantes. Isto não é um curso de escrita criativa. Complexificar para simplificar.
- B. O que é a literatura? Porque escreve quem escreve? O que é a literatura? O poder redentor das histórias.
- C. O meu método. O meu método. What-if: a proposta original. A construção das personagens. A identificação do género. A criação do narrador.
- D. Recursos e dispositivos da narrativa. Do trabalho de investigação à sistematização de recursos. Recolha e catalogação de notas. Círculos e linhas narrativas. Macuffins, danglers e outros plot devices. Cronologia e saltos temporais. Tom e linguagem.
- E. Gestão da narrativa. Gestão da narrativa. Decisões formais e estéticas. Angústias, ansiedades, medos.
- F. Preparação do manuscrito. Revisão e edição de texto. Os amigos, os leitores, os especialistas e 23. A preparação do manuscrito. Cuidado com as tentações. Da publicação.
- G. Relação com o público. Relação com os livreiros e os leitores. Media e redes sociais. O que fazer a seguir?
Quando
Datas: 5 de maio a 23 de junho (quartas-feiras)
Horário: 18.30 às 20.30 (horário de Portugal Continental)
Duração total: 16 horas