Vários especialistas

Os especialistas do Curso Longo de Edição de Livros são profissionais que aliam a formação académica a uma experiência profissional de muitos anos no mercado editorial.

Ana Moreira

Nascida no Porto e licenciada em Design Gráfico e Publicidade, é designer, paginadora, ilustradora e entusiasta craftswoman, amante de papel. Especialista em livros, trabalhou em mais de 500 paginações, ao longo de 15 anos de carreira, tendo efetuado trabalhos para editoras como Porto Editora, Bertrand, Quetzal, Elsinore, Círculo de Leitores, Edições 70, Plátano e HarperCollins.

António Lobato Faria

É licenciado em Economia e mestre em Estratégia Industrial pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor universitário na área de Economia durante 12 anos e trabalha na edição de livros desde 1996. Foi fundador e diretor-geral do Grupo Oficina do Livro até 2009, com responsabilidade sobre as seis chancelas editoriais, a distribuição de livros e a rede de retalho livreiro. Em 2006, recebeu o prémio Fahrenheit de Inovação no 2.º Congresso de Editores Portugueses.

Eurídice Gomes

Nasceu em Lisboa em 1984. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas (2006) e ingressou no mestrado em Edição de Texto. Em 2007, começou a trabalhar como assistente na Editorial Presença. Em 2013, integrou a equipa que formaria o grupo Penguin Random House em Portugal. Atualmente, é a editora responsável pela chancela Objectiva.

Filipa Casqueiro

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, trabalha há quase duas décadas na área editorial. Encontra-se desde 2014 no Grupo 20|20 Editora, onde acumula as funções de editora do catálogo de não-ficção da chancela Booksmile e de diretora-adjunta da Divisão Infantil.

João Costa

João Costa é formador em várias áreas relacionadas com a pré-impressão, impressão e acabamentos gráficos desde 1995, tendo lecionado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na LSD — Lisbon School of Design, na Booktailors e em várias Escolas Profissionais. Fundou a Finepaper em 2008 onde colabora como produtor gráfico em inúmeros projectos nacionais e internacionais.

José Carvalheira

É diretor comercial da Penguin Random House Portugal e tem o nariz mergulhado profissionalmente nos livros há 30 anos. No departamento comercial da Editorial Presença, viveu a loucura comercial do Harry Potter e acredita que nada substitui percorrer o país de lés a lés, a descobrir as idiossincrasias de cada livraria.

Leonor Rodrigues

Leonor Rodrigues é licenciada em Línguas e Estudos Editoriais e Mestre em Estudos Editoriais com a nota máxima (Universidade de Aveiro). Deixou a rua onde cresceu (o Caminho do Cavalinho Morto) para se juntar à The Book Company. Consultora executiva e diretora da agência literária Bookoffice. Gryffindor. Continua a gostar muito de ler (de tudo um pouco), de música (metaleira camuflada), e de filmes e televisão (incluindo comédias românticas e alguma trash TV). Adora passear (e tenta — e falha — não tropeçar pelo caminho).

Luís Alegre

Luís Alegre nasceu em Anadia 1969. Formado em Pintura, doutorado em Design. Vive e trabalha em Lisboa, conciliando a carreira artística com a atividade de designer. Desde a segunda metade dos anos 90 desenvolve projetos que cruzam múltiplas disciplinas, relacionando o design, o vídeo e instalações. Diretor do DELLI — Design Lusófona Lisboa. Diretor criativo da Ideias com Peso, ateliê de comunicação. Editor da Stolen Books. Diretor da CABIDE, a revista ao vivo (em parceria com João Pombeiro). Começou a expor individualmente em 1995 e a participar em coletivas em 2004.

Nuno Quintas

É tradutor, revisor e coordenador editorial desde 2004, com portefólio destacado em várias editoras e instituições, como a Orfeu Negro, a Antígona, a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Oceanário de Lisboa. É também formador, desde 2009, de revisão e edição de texto. Mestre em Edição de Texto e licenciado em Línguas e Literaturas e Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses) pela Universidade Nova de Lisboa, foi durante uma década consultor editorial da Booktailors, hoje The Book Company.

Paulo Ferreira

É licenciado em Relações Internacionais no ISCSP (Pós-graduação na UCP). Ex-publicitário (BBDO, Caetsu). Professor (Universidade Lusófona, Aveiro). Orador (Espanha, Letónia, México, Colômbia, Polónia, Emirados Árabes Unidos, Cabo Verde) e autor (ficçãonão-ficção). Fundador da Booktailors (da agência literária Bookoffice, Bookcamp). Diretor de produção (Feira de Bogotá, Guadalajara). Programador (Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, LeV — Literatura em Viagem, Feira do Livro de Lisboa, Braga, Aveiro, Funchal, Faro, Tinto no Branco — Festival Literário de Viseu). Empreendedor (Festival Literário da Madeira, planos municipais de leitura). Diretor geral da unidade de negócio The Book Company. Administrador do Grupo 20|20 (e da biblioteca lá de casa).

Pedro Veiga Ferreira

É licenciado em Gestão e Administração de Empresas na Universidade Católica Portuguesa. Começou na distribuição de conteúdos (RTP), passou pela distribuição de roupa e está desde 2011 na distribuição de livros. Assume, desde esse ano, o cargo de diretor financeiro, que acumula com o de diretor executivo e responsável pela unidade de distribuição do grupo 20|20 Editora.

Sara Figueiredo Costa

Licenciada em Estudos Portugueses e mestre em Linguística Histórica, é jornalista freelancer e crítica literária, trabalhando entre Lisboa e Macau. Colaboradora regular da revista Blimunda e do Expresso, edita o suplemento literário «Parágrafo», em Macau. Foi responsável pelos módulos de História do Livro e Edição nos cursos de autoedição da Oficina do Cego.

Sofia Monteiro

Licenciou-se em Ciências da Comunicação e tem um mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura. Trabalhou alguns anos no jornalismo, até se mudar para o mundo dos livros. Em 2005 ajudou a fundar a editora A Esfera dos Livros, onde foi diretora editorial. Em 2014, criou e foi diretora editorial da Manuscrito, uma chancela dedicada a temas e autores portugueses, do Grupo Presença. É, desde o final de 2019, diretora editorial da Planeta dos Livros Portugal.

Tânia Ganho

Tem formação superior em literatura e tradução, em Portugal e em Inglaterra, onde também foi tradutora e professora. Foi assistente convidada na Universidade de Coimbra, onde lecionou tradução literária, área a que se dedica há mais de 20 anos. Traduziu Chimamanda Ngozi Adichie, Alice Walker, Leïla Slimani, Angela Davis, Maya Angelou, Siri Hustvedt, Hervé Le Tellier, Alan Hollinghurst, John Banville, David Lodge. Tem cinco romances publicados.

Tito Couto

Foi jornalista e trabalhou 10 anos no Jornal de Notícias, tendo ainda passado pelo Público e pela agência noticiosa Press Association. Foi responsável, durante oito anos, por uma rubrica de divulgação de livros no Porto Canal. Publicou dois livros de não-ficção: Algo Estranho Acontece, sobre António Zambujo e Miguel Araújo, e uma biografia de Carmen Miranda para a coleção «Grandes Vidas Portuguesas», da Imprensa Nacional.

Os seus Workshops

Fazemos reedições de alguns workshops esgotados.
Siga-nos e fique a par das últimas novidades.

Conheça todos os nomes com quem poderá ter Workshops e Masterclasses exclusivas.

Shopping Cart
Scroll to Top