Como escrever um livro de não ficção – com Joel Neto (Pack Premium)

136

  • Workshop
  • +
REF: P-JN-CELNF-p Categoria: Etiqueta:

Biografia, viagem, reportagem, divulgação científica. A não-ficção é um género extenso e heterogéneo, cuja prática implica, desde o primeiro momento, um conjunto de decisões complexas e concomitantes. Mas continua a ser de uma história que falamos, sempre (e mais uma vez) de uma história, e contar bem uma história nunca dispensa nem os principais recursos técnicos, nem o impulso de abstracção da literatura.

Neste ‘workshop’ de 16 horas, Joel Neto, ex-jornalista e autor de livros de ficção, crónica e não-ficção (pela qual ganhou o Grande Prémio APE), volta ao método do ‘outline’ para o aplicar aos múltiplos afluentes e subsidiários do género. A sua proposta percorre todas as técnicas de que o candidato a autor terá de socorrer-se: o isolamento da motivação central; o resumo de referência; a preparação, realização e sistematização da pesquisa e das entrevistas; o calendário e o título de trabalho; a redacção e a gestão dinâmica do ‘outline’; a revisão do texto e a preparação do manuscrito; a publicação e a relação com editores, leitores e livreiros.

Tudo isto sem esquecer as possibilidades literárias da obra, incluindo as considerações sobre os centros de consciência, a definição das personagens, as decisões e os cuidados em torno da voz, do tom, da atmosfera e da linguagem. Porque a não-ficção, herdeira da mesma vertigem do bem-escrever, ainda é primeiramente, e sobretudo, literatura. E o seu autor, antes do técnico que também tem de ser, um escritor.

Programa

A. Considerações Gerais. Primeiros mandamentos. Os grandes princípios da expressão

B. O que é a não-ficção? Tipologias da não-ficção. A importância da leitura

C. Introdução ao ‘outline’. O que é o ‘outline’? Complexificar para simplificar. O resumo fundamental

D. As decisões fundamentais. Proibido começar já a escrever. Como isolar a motivação central? O meu livro é sobre mim! Concentra-te na tua história. O ‘plot’ e os seus protagonistas – a versão de partida. Considerações sobre o leitor ideal. A definição do género. O centro de consciência. O título de trabalho. Mesmo assim, proibido começar já a escrever.

E. Investigação, recursos e sistematização. As fontes e a sua organização. Preparação e execução de entrevistas. Proibido começar já a escrever! O ‘plot’ e os seus protagonistas – a versão de trabalho. Cronologia e linhas narrativas. A maleabilidade do ‘outline’

F. Redacção e gestão do ‘outline’. Está quase – mas não comeces ainda! O calendário de trabalho. O primeiro capítulo. Agora, sim, está na hora de começar. Os recursos da literatura; as decisões de voz, tom e linguagem. Angústias, ansiedades, medos, desesperos. A segunda versão. A terceira versão

G. Conclusão do manuscrito (e o mais que um autor ainda pode fazer). Das revisões. Os leitores prévios. Finalização do manuscrito. ‘Vanity pusblishing’ e outras tentações. Desafio: uma editora. Os livreiros e os leitores. Os jornalistas e os internautas. E, agora, o próximo livro. Últimos mandamentos

Quando

Datas: 4, 6, 11, 13, 18, 20, 25, 27 de outubro de 2022 (terças e quintas-feiras)
Horário: 18.30 às 20.30
Duração total: 16 horas

  • Meridiano 28
  • A Vida no Campo: Os Anos da Maturidade
Shopping Cart