• Workshop
  • +
  • Workshop
  • +

Marketing do livro

Leonor Rodrigues, Paulo Ferreira

90105

Este workshop de «Marketing do Livro» pretende apresentar as noções essenciais da disciplina do marketing, fazendo-se a devida ponte com o setor do livro. Far-se-á uma análise do negócio editorial português, focando-se os seus protagonistas e como se delineiam estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação para impactar o público-final. Analisar-se-ão diferentes estudos de caso do setor do livro, com ênfase no mercado português.

Limpar

Programa

  1. Conceitos base de marketing: mercado, marketing, posicionamento, etc.
  2. O mercado do livro: protagonistas, linhas de força, legislação, o perfil de leitor, os grupos e as editoras independentes, os mercados do livro.
  3. O marketing mix
    1. Produto: marketing de produto, estratégias de valorização do livro;
    2. Preço: definição de preço, cadeia de valor, enquadramento legal;
    3. Distribuição: tipologias de distribuição, os canais de venda tradicionais e emergentes, boas práticas;
    4. Comunicação: assessoria, referências sociais, RP, a marca, os meios de comunicação, os leitores.

Quando

Datas: 31 de março a 21 de abril (segundas e quartas-feiras)
Horários: 18.30 às 20.30
Duração total: 14 horas

Pack Premium

  • Khadji-Murat
  • Não-Humano
  • Pan
  • As Pequenas Histórias
  • A Borra do Café
  • Cicatrizes
  • Miscelânea de Factos Essenciais e Curiosidades Inúteis do Senhor Lubbock

Pack Standard

  • Khadji-Murat
  • Não-Humano
  • Pan
  • As Pequenas Histórias
  • A Borra do Café
  • Cicatrizes

Sobre os Especialistas

  • Leonor Rodrigues

    Leonor Rodrigues é licenciada em Línguas e Estudos Editoriais e Mestre em Estudos Editoriais com a nota máxima (Universidade de Aveiro). Deixou a rua onde cresceu (o Caminho do Cavalinho Morto) para se juntar à The Book Company. Consultora executiva e diretora da agência literária Bookoffice. Gryffindor. Continua a gostar muito de ler (de tudo um pouco), de música (metaleira camuflada), e de filmes e televisão (incluindo comédias românticas e alguma trash TV). Adora passear (e tenta — e falha — não tropeçar pelo caminho).

  • Paulo Ferreira

    Paulo Ferreira é licenciado em Relações Internacionais no ISCSP (Pós-graduação na UCP). Ex-publicitário (BBDO, Caetsu). Professor (Universidade Lusófona, Aveiro). Orador (Espanha, Letónia, México, Colômbia, Polónia, Emirados Árabes Unidos, Cabo Verde) e autor (ficçãonão-ficção). Fundador da Booktailors (da agência literária Bookoffice, Bookcamp). Diretor de produção (Feira de Bogotá, Guadalajara). Programador (Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, LeV — Literatura em Viagem, Feira do Livro de Lisboa, Braga, Aveiro, Funchal, Faro, Tinto no Branco — Festival Literário de Viseu). Empreendedor (Festival Literário da Madeira, planos municipais de leitura). Diretor geral da unidade de negócio The Book Company. Administrador do Grupo 20|20 (e da biblioteca lá de casa).

Shopping Cart
Scroll to Top