Não valerá sempre uma palavra mais do que mil imagens? Haverá realmente factos capazes de vencer bons argumentos? Como é que discursos marcaram o curso da História e mudaram as convicções da Humanidade? Qual é o poder da retórica e como o podemos usar? Que regras clássicas e sugestões práticas seguir? Qual é o poder das histórias e das metáforas num discurso? Há uma arte de ter sempre razão?
Com uma experiência profissional de mais de duas décadas em comunicação pública e política, Jorge Sobrado é um dos mais respeitados «spin doctor» portugueses. Assessor de imprensa e speechwriter de governantes, autarcas e altos dirigentes públicos, foi também autor de slogans e narrativas eleitorais e publicitárias. Mais recentemente, destacou-se no exercício de vereador da Cultura e Turismo de Viseu, onde fundou programas e projetos de cultura e património e uma estratégia vencedora de storytelling e promoção da cidade, tendo sido apontado pela imprensa como «ministeriável».
Programa
- Para que serve um discurso? A retórica e a logografia; as suas virtudes e polémicas, desde Platão e Aristóteles.
- Grandes discursos da História. O que aprendemos com eles? De Jesus Cristo a Martin Luther King. De São Paulo a Barack Obama.
- O maior poder da linguagem é a metáfora. O slogan na publicidade e o sound bite na retórica. As punchlines no discurso.
- O primado da palavra (e dos sentidos) sobre o PowerPoint. Agarrar o auditório pelos colarinhos.
- O discurso como campo de batalha e a «arte de ter sempre razão». De Sun Tzu a Arthur Schopenhauer.
- A estruturação do discurso. Arquitetura, princípios e técnicas clássicas.
- Racionalidade vs. Emocionalidade. A «informação» vs. a «mensagem». «Não duvides na razão do que não duvidas no coração».
- A preparação do discurso. Definir objetivos, conhecer a audiência, investigar antecedentes e local, encontrar «a boa história», ter os cuidados «pragmáticos».
- Storytelling. Encontrar «a boa história», as lendas e os imaginários culturais.
- O humor nos discursos. Vantagens e riscos. O caso Mark Twain.
- Cuidados a não esquecer. «Não há duas oportunidades para causar uma primeira boa impressão». Rematar ao coração — o call to action. O grand finale.
Quando
Datas: 2, 7, 9, 14, 16 e 21 de março de 2022 (segundas e quartas-feiras)
Horário: 18.30 às 20.30
Duração total: 12 horas