• Workshop

Speech writing: como redigir um discurso (2.ª Edição)

Jorge Sobrado

85

Não valerá sempre uma palavra mais do que mil imagens? Haverá realmente factos capazes de vencer bons argumentos? Como é que discursos marcaram o curso da História e mudaram as convicções dos homens? Qual é o poder da retórica e como o podemos usar? Que regras clássicas e sugestões práticas seguir? Qual é o poder das histórias e das metáforas num discurso? Há uma arte de ter sempre razão?

Availability: Em stock

Não valerá sempre uma palavra mais do que mil imagens? Haverá realmente factos capazes de vencer bons argumentos? Como é que discursos marcaram o curso da História e mudaram as convicções da Humanidade? Qual é o poder da retórica e como o podemos usar? Que regras clássicas e sugestões práticas seguir? Qual é o poder das histórias e das metáforas num discurso? Há uma arte de ter sempre razão?

Com uma experiência profissional de mais de duas décadas em comunicação pública e política, Jorge Sobrado é um dos mais respeitados «spin doctor» portugueses. Assessor de imprensa e speechwriter de governantes, autarcas e altos dirigentes públicos, foi também autor de slogans e narrativas eleitorais e publicitárias. Mais recentemente, destacou-se no exercício de vereador da Cultura e Turismo de Viseu, onde fundou programas e projetos de cultura e património e uma estratégia vencedora de storytelling e promoção da cidade, tendo sido apontado pela imprensa como «ministeriável».

Programa

  1. Para que serve um discurso? A retórica e a logografia; as suas virtudes e polémicas, desde Platão e Aristóteles.
  2. Grandes discursos da História. O que aprendemos com eles? De Jesus Cristo a Martin Luther King. De São Paulo a Barack Obama.
  3. O maior poder da linguagem é a metáfora. O slogan na publicidade e o sound bite na retórica. As punchlines no discurso.
  4. O primado da palavra (e dos sentidos) sobre o PowerPoint. Agarrar o auditório pelos colarinhos.
  5. O discurso como campo de batalha e a «arte de ter sempre razão». De Sun Tzu a Arthur Schopenhauer.
  6. A estruturação do discurso. Arquitetura, princípios e técnicas clássicas.
  7. Racionalidade vs. Emocionalidade. A «informação» vs. a «mensagem». «Não duvides na razão do que não duvidas no coração».
  8. A preparação do discurso. Definir objetivos, conhecer a audiência, investigar antecedentes e local, encontrar «a boa história», ter os cuidados «pragmáticos».
  9. Storytelling. Encontrar «a boa história», as lendas e os imaginários culturais.
  10. O humor nos discursos. Vantagens e riscos. O caso Mark Twain.
  11. Cuidados a não esquecer. «Não há duas oportunidades para causar uma primeira boa impressão». Rematar ao coração — o call to action. O grand finale.

Quando

Datas: 2, 7, 9, 14, 16 e 21 de março (segundas e quartas-feiras)
Horário: 18.30 às 20.30
Duração total: 12 horas

Este pack não inclui livros.

    Sobre o Especialista

    • Jorge Sobrado

      Licenciado em Comunicação Social, Jorge Sobrado tem dedicado a sua vida profissional a funções de assessoria de comunicação mediática e política e a serviços e projetos públicos de marketing territorial e desenvolvimento cultural e turístico. 

      Foi assessor de comunicação de vários políticos, governantes e altos dirigentes do Estado, tendo redigido discursos, declarações e artigos para ministros, secretários de Estado, presidentes da Assembleia da República e da Câmara Municipal. Concebeu e dirigiu ainda estratégias de comunicação de campanhas eleitorais. 

      Atualmente desempenha funções na CCDR-Norte e é professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

      Foi vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu (2017-2021) e adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Viseu (2013-2017), exercendo as funções de assessor de imprensa e responsável de comunicação do universo institucional municipal. Antes, desempenhara funções de assessor de comunicação e imprensa de dois membros do Governo Português e de assessor da Presidente da Assembleia da República.

    Shopping Cart
    Scroll to Top