Categorias
Escrita Esgotado

Masterclass por JOÃO TORDO «Como (Sobre)Viver da Escrita»

Masterclass está esgotada. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.

João Tordo, que ganhou vários prémios, de entre os quais se destaca o Prémio José Saramago, vai dar uma masterclass sobre «Como (sobre)viver da Escrita». Muitas são as questões que habitualmente se põem a um escritor de sucesso: como se lida com a frustração e com a ansiedade? Como se gerem os rendimentos e se fazem as negociações? É para responder a estas «perguntas mais frequentes» que João Tordo organizou esta masterclass única, que acontecerá no dia 12 de outubro. Estão abertas as inscrições. 

Como (Sobre)Viver da Escrita
© Vitorino Coragem

Programa

Nesta masterclass, João Tordo aborda a vida de um escritor e as partes «invisíveis»: o que vem depois da escrita? Como lidar com a edição, a ansiedade, o fracasso, o sucesso, a crítica, a publicação, o dinheiro e as dificuldade deste ofício no séc. XXI? Partindo das suas memórias e do seu livro Manual de sobrevivência de um escritor, esta aula é uma viagem pelos meandros de um ofício que não se deixa aprender, misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis para todos os amantes de literatura e escritores em potência.

O especialista

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Publicou o primeiro romance em 2004. Hotel Memória, o seu segundo romance, saiu em 2007. Em 2009 venceu o Prémio Literário José Saramago, pelo romance As três vidas, e em 2011 foi finalista do Prémio Portugal Telecom. Foi também finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores (2011, 2015) e do Prémio Literário Fernando Namora (2011, 2012, 2015, 2016), bem como da 6ª edição do Prémio Literário Europeu. Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Brasil, Hungria e Espanha. Em 2017 concluiu a Trilogia dos lugares sem nome, composta pelos romances O luto de Elias GroO Paraíso segundo Lars D. e O deslumbre de Cecilia Fluss. Em 2018, publicou o seu décimo primeiro romance: Ensina-me a voar sobre os telhados.

Método de Ensino

E-learning.

Idioma

Português.

Quando

Datas: 12 de outubro.

Horários: 18.30 às 20.30 (Lisboa).

Duração total: 2 horas.

Preço

Standard (Masterclass de 2h): 20 €

Premium (Masterclass de 2h + Livro Hotel Memória*): 35 €

*Portes gratuitos para Portugal. Fora de Portugal: a definir consoante o destino.

Promoções em vigor válidas apenas para a modalidade «Standard».

Inscrições

Masterclass está esgotada. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.

O livro Hotel Memória

Hotel Memória

Hotel Memória é simultaneamente um romance de mistério e um livro de aventuras. Inspirado pela ficção de Edgar Allan Poe e Herman Melville, é uma obra intrigante e comovente, que enfrenta os fantasmas da memória, da culpa e da redenção ao mesmo tempo que interroga o que faz de nós o que somos.

Conta-nos esta história um jovem que desembarca em Nova Iorque para estudar. Na universidade, conhece uma rapariga envolta em mistério por quem se apaixona perdidamente. A morte violenta e inesperada de Kim lança-o numa espiral de culpa e remorso, que o atira para as ruas e o afasta dos seus planos. Sem nada a que chamar seu, o narrador chega ao Hotel Memória, um estranho lugar no centro de Manhattan destinado a albergar criaturas perdidas. É aí que conhece Samuel, um milionário excêntrico fascinado por um fadista português, Daniel da Silva, que conquistou Manhattan com o seu talento na década de sessenta.

Daniel está desaparecido e ao narrador cabe-lhe a missão de descobrir o que lhe terá acontecido. Encontrando o inesperado ao virar de cada esquina, o protagonista empenha-se nessa busca, que acaba por ser também a procura de si próprio. Uma narrativa carregada de mistério, em que memória e identidade aparecem delicadamente entrelaçadas.