Categorias
Escrita Esgotado

Masterclass por JOÃO TORDO «Fundamentos de Ficção»

Masterclass está esgotada. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.

De Aristóteles a Saramago, de Woolf a Atwood, os grandes ficcionistas e pensadores da narrativa olharam para a ficção como um ofício. Afinal, o que é uma narrativa? Como se constrói, como se estrutura e quais os seus alicerces? Porque é que precisamos de histórias, e de que maneira é que elas nos seduzem? O que se pode aprender? Como se une arte e técnica? Nesta masterclass, João Tordo aborda a narrativa do ponto de vista do escritor – o ponto de vista emocional, através de exemplos das suas leituras e livros e partindo da premissa das suas aulas presenciais: «Ler como um escritor e escrever como um leitor».

Masterclass Fundamentos de Ficção
© Vitorino Coragem

O especialista

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Publicou o primeiro romance em 2004. Hotel Memória, o seu segundo romance, saiu em 2007. Em 2009 venceu o Prémio Literário José Saramago, pelo romance As três vidas, e em 2011 foi finalista do Prémio Portugal Telecom. Foi também finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores (2011, 2015) e do Prémio Literário Fernando Namora (2011, 2012, 2015, 2016), bem como da 6ª edição do Prémio Literário Europeu. Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Brasil, Hungria e Espanha. Em 2017 concluiu a Trilogia dos lugares sem nome, composta pelos romances O luto de Elias GroO Paraíso segundo Lars D. e O deslumbre de Cecilia Fluss. Em 2018, publicou o seu décimo primeiro romance: Ensina-me a voar sobre os telhados.

Método de ensino

E-learning.

Idioma

Português.

Quando

Datas: 28 de setembro.

Horários: 18.30 às 20.30 (Lisboa).

Duração total: 2 horas.

Preço

Standard (Masterclass de 2h): 20 €

Premium (Masterclass de 2h + Livro O Ano Sabático*): 35

*Portes gratuitos para Portugal. Fora de Portugal: a definir consoante o destino.

Promoções em vigor válidas apenas para a modalidade «Standard».

Inscrições

Masterclass está esgotada. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.

O livro O Ano Sabático

O Ano Sabático

O que significa ser único? Qual é a marca da nossa identidade?

Após anos de vida desregrada no Quebeque, Hugo, um contrabaixista em crise de inspiração, regressa a Lisboa. Vê o regresso como um ano sabático, em que encontrará consolo junto da família e poderá talvez terminar, por fim, uma melodia que não lhe sai da cabeça.

Numa noite em Lisboa, assiste a um concerto de Luís Stockman. Nessa precisa noite, a esperança de encontrar o equilíbrio cai por terra. O pianista no palco é igual a si – no rosto, nos gestos. E nessa noite estreia ao piano um tema que Hugo conhece muito bem: é a melodia que anda há anos a tentar escrever. A semelhança entre os dois músicos é tal que, de um momento para o outro, começam a confundi-lo com o pianista, e a sua própria mãe lança a dúvida. Quem é ele, afinal, se há um outro igual a si, o espelho invertido do seu fracasso?

Hugo mergulha num labirinto de memórias e contradições, procurando o seu duplo, perseguindo a verdade, tão fugidia quanto o que julgava ser a sua essência. É a um amigo do pianista, narrador do livro, que cabe desmontar os acontecimentos e repor a verdade sobre as vidas dos dois músicos, sobrepostas como num espelho.

Inspirando-se numa história verdadeira – a sua própria – e em clássicos como O Duplo de Dostoiévski, O Retrato de Dorian Gray ou mesmo O Homem Duplicado, de José Saramago, João Tordo constrói uma narrativa vertiginosa, onde a verdade escapa ao leitor a cada página.