Categorias
Escrita

Oficina por FILIPA MELO «Escrita de Ficção: Quem Vê o Quê (Ponto de Vista)»

Escrever ficção é dar a ver, sob vários ângulos. Venha aprender a criar pontos de vista e a tirar o maior partido deles com Filipa Melo, autora com mais de uma década de experiência no ensino de escrita de ficção.

Oficina de Escrita - Ponto de Vista
© Timothee Duran – Unsplash | © Mário Santos

A especialista

Filipa Melo é escritora, crítica literária e jornalista.

Ensina escrita de ficção há mais de uma década, a partir de um modelo único de conjugação de prática de exercícios e aquisição de noções técnicas e de história da literatura. Em 2017, criou a primeira pós-graduação em Escrita de Ficção, exclusivamente dedicada a este género. Faz também tutoria ​de escrita e avaliação de originais.

Autora do romance Este É o Meu Corpo, traduzido em sete línguas, do livro de reportagens Os Últimos Marinheiros e do Dicionário Sentimental do Adultério, prepara atualmente uma biografia de Amália Rodrigues.Assina crítica literária e grandes entrevistas na revista LER​, trabalha como ghostwriter, coordena e ministra a Pós-graduação em Escrita de Ficção da Universidade Lusófona e coordena as Residências Internacionais de Escrita da Fundação Dom Luís I (por onde passaram já Michael Cunningham, Olivier Rolin e Jonathan Coe). Mantém o blogue de crítica Coração Duplo e colabora na página EuLeioEmCasa (The Book Company).

Descritivo

O ponto de vista define em grande parte a voz do autor. É o modo como a história é contada e escrita, o que implica uma infinidade de variações e combinações possíveis. Venha conhecer as bases do ponto de vista e aprender a decidir quem será o narrador e quais os focos e ângulos a privilegiar.

Programa

1. Pontos de vista e tipos de narrador: como e quando usá-los.

2. Focalização e visão: acesso às personagens e desenvolvimento narrativo.

3. Ponto de vista e criação de cumplicidade com o leitor.

4. Pós-modernismo: desestruturação do sujeito, imersão do autor e fragmentação narrativa.

Método de ensino

Online (Plataforma Zoom).

Quando

Datas: 20 de setembro a 4 de outubro (segundas e quintas-feiras).

Horário: 18.30às 20.30.

Duração total: 10 horas.

Preço

Pack standard: 100 € (Oficina 10h)

Inscrições

As inscrições terminam a 17 de setembro.

Formulário de inscrição



Dados de faturação