Categorias
Escrita Esgotado

Masterclass por MIA COUTO e JOSÉ EDUARDO AGUALUSA «Um Encontro a Quatro Mãos»

Esta Masterclass está esgotada. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.

Melhores amigos, são duas das grandes vozes da lusofonia. Ao longo de duas horas, tendo como pano de fundo a necessidade e vontade de contar histórias, os dois escritores vão explicar-nos o seu método: a pesquisa, o desenho das personagens, os tempos narrativos, as hesitações, os bloqueios. Com direito a perguntas, em direto, no final.

Um Encontro a Quatro Mãos
© Aneta Pawlik

Os especialistas

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século XX), foi galardoado com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Jesusalém foi considerado um dos 20 livros de ficção mais importantes da rentrée literária francesa por um júri da estação radiofónica France Culture e da revista Télérama. Em 2011 venceu o Prémio Eduardo Lourenço, pelo forte contributo de Mia Couto para o desenvolvimento da língua portuguesa. Em 2013 foi galardoado com o Prémio Camões e em 2014 recebeu o Prémio Internacional Neustadt de Literatura. O Terrorista Elegante e Outras Histórias foi escrito a quatro mãos com José Eduardo Agualusa.

José Eduardo Agualusa nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Publicou 15 romances e diversas coletâneas de contos e de crónicas, além de poesia. É cronista do diário brasileiro O Globo e da revista Visão. Em 2007 ganhou o Independent Foreign Fiction Prize com O Vendedor de Passados. Em 2016 foi finalista do The Man Booker International Prize, com Teoria Geral do Esquecimento; esse mesmo livro ganhou em 2017 o Dublin Literary Award. Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas. É representado pela Literary Agency Mertin. O Terrorista Elegante e Outras Histórias foi  escrito a quatro mãos com Mia Couto.

Método de ensino

E-learning.

Idioma

Português.

Data

15 de setembro

Horário

18.30 às 20.30 (Lisboa)
18.30 às 20.30 (Luanda)
19.30 às 21.30 (Maputo)
14.30 às 16.30 (São Paulo)

Duração

2 horas

Preço

Standard (Masterclass de 2h): 30€

Premium (Masterclassde 2h + Livro Língua Mátria*): 40 € Contém um conto de Mia Couto.

*Portes gratuitos para Portugal. Fora de Portugal: a definir consoante o destino.

Promoções em vigor válidas apenas para a modalidade «Standard».

Inscrições

Esta Masterclass está esgotada. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.

O livro Língua Mátria

Língua Mátria

Língua Mátria junta mais de uma dezena de contos inéditos de autores de todos os países lusófonos, um volume que reúne algumas das melhores vozes da literatura em português.

Mia Couto (Moçambique), João Tordo (Portugal), Milton Hatoum (Brasil), Teolinda Gersão (Portugal), David Capelenguela (Angola), Luís Cardoso (Timor-Leste), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Ngonguita Diogo (Moçambique), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Patrícia Reis (Portugal), Vera Duarte (Cabo Verde), Waldir Araújo (Guiné-Bissau).