Categorias
Edição

Workshop por PAULO FERREIRA e LEONOR RODRIGUES «Internacionalização, Gestão e Venda de Direitos de Autor»

Como ver o seu livro à venda nas grandes livrarias internacionais? Como negociar contratos vantajosos? Como procurar um agente literário e o que esperar dele?

Workshop Internacionalização
© Kyle Glenn – Unsplash

Os especialistas

Paulo Ferreira é pós-graduado em edição. Em 2009, fundou a Bookoffice, a principal agência literária portuguesa, responsável pela gestão de carreira de autores como Frederico Lourenço, Afonso Cruz e Bruno Vieira Amaral. É professor convidado de várias universidades e orador internacional para temáticas ligadas ao livro, à edição, gestão e venda de direitos. Em 2013 e 2018 assumiu a direcção de operações das presenças portuguesas nas feiras de Bogotá e Guadalajara. Em 2016, concebeu e dirigiu com a Feria del Libro de Bogota, na Colômbia, o primeiro salão de direitos daquela feira. Programou para diversos eventos nacionais e internacionais ligados ao livro. É diretor geral da unidade de negócio The Book Company, administrador do Grupo 20|20 (e da biblioteca lá de casa). Já esteve em mais de 30 feiras internacionais de venda de direitos.

Leonor Rodrigues é licenciada em Línguas e Estudos Editoriais e Mestre em Estudos Editoriais com a nota máxima (Universidade de Aveiro). Trabalha há quatro anos na The Book Company, sobretudo na Bookoffice, a agência literária que hoje dirige. Esteve envolvida na preparação de mais de 15 feiras do livro e viagens de prospeção com o objetivo de internacionalizar autores portugueses, tendo participado em mais de dez destas iniciativas. É especialista na área dos direitos de autor, internacionalização e mercado editorial. Em 2018 fez parte da equipa responsável pela presença portuguesa na Feria del Libro de Guadalajara (México).

Programa

  1. Os escritores e as obras literárias. Como é ser escritor no século XXI. A gestão de carreiras, as redes sociais, as solicitações externas.
  2. Os direitos de autor. O CDADC. Casos práticos. Os princípios, os desafios, o que e como negociar.
  3. Como é que os editores procuram os livros que publicam. Feiras internacionais, encomendas e envio de originais, ferramentas e técnicas de venda.
  4. O agente literário. Como conseguir um agente. O que esperar e não esperar de um agente. Como os agentes literários trabalham.
  5. Internacionalização de obras literárias. Como internacionalizar autores de língua portuguesa, os apoios estatais, saber escolher editoras e mercados.
  6. FAQ e Q&A.

Método de ensino

Online (Plataforma Zoom).

Quando

Datas: 16 a 30 de março (terças e quintas-feiras).

Horários: 18.30 às 20.30.

Duração total: 10 horas.

Preço

Preços especiais de lançamento

Pack Standard (Workshop 10h + Livro Língua Mátria*): 60 €

Pack Premium (Workshop 10h + Livro Miscelânea de Factos Essenciais e Curiosidades Inúteis do Senhor Lubbock*): 76 €

*Portes gratuitos para Portugal Continental. Fora de Portugal Continental: a definir consoante o destino.

Promoções em vigor válidas apenas para a modalidade «Standard».

Inscrições

As inscrições terminam a 15 de março.

O livro Língua Mátria, de Mia Couto, João Tordo, entre outros

Língua Mátria

Língua Mátria junta mais de uma dezena de contos inéditos de autores de todos os países lusófonos, um volume que reúne algumas das melhores vozes da literatura em português.

Mia Couto (Moçambique), João Tordo (Portugal), Milton Hatoum (Brasil), Teolinda Gersão (Portugal), David Capelenguela (Angola), Luís Cardoso (Timor-Leste), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Ngonguita Diogo (Moçambique), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Patrícia Reis (Portugal), Vera Duarte (Cabo Verde), Waldir Araújo (Guiné-Bissau).

O livro Miscelânea de Factos Essenciais e Curiosidades Inúteis do Senhor Lubbock, de Paulo Ferreira

Senhor Lubbock

Almanaque que reúne factos de todas as áreas do conhecimento, assim como um imprescindível sortido de quebra-gelos e desbloqueadores de conversa. História, política, geografia, personalidades, ciência, curiosidades, artes, cultura, apofenias, inutilidades.

Formulário de inscrição



Dados de faturação