Este Workshop está esgotado. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.
Este workshop de «Marketing do Livro» pretende apresentar as noções essenciais da disciplina do marketing, fazendo-se a devida ponte com o setor do livro. Far-se-á uma análise do negócio editorial português, focando-se os seus protagonistas e como se delineiam estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação para impactar o público-final. Analisar-se-ão diferentes estudos de caso do setor do livro, com ênfase no mercado português.

Os especialistas
Leonor Rodrigues é licenciada em Línguas e Estudos Editoriais e Mestre em Estudos Editoriais com a nota máxima (Universidade de Aveiro). Deixou a rua onde cresceu (o Caminho do Cavalinho Morto) para se juntar à The Book Company. Consultora executiva e diretora da agência literária Bookoffice. Gryffindor. Continua a gostar muito de ler (de tudo um pouco), de música (metaleira camuflada), e de filmes e televisão (incluindo comédias românticas e alguma trash TV). Adora passear (e tenta — e falha — não tropeçar pelo caminho).
Paulo Ferreira é licenciado em Relações Internacionais no ISCSP (Pós-graduação na UCP). Ex-publicitário (BBDO, Caetsu). Professor (Universidade Lusófona, Aveiro). Orador (Espanha, Letónia, México, Colômbia, Polónia, EAU, Cabo Verde) e Autor (ficção, não-ficção). Fundador da Booktailors (da agência literária Bookoffice, Bookcamp). Diretor de produção (Feira de Bogotá, Guadalajara). Programador (Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, LeV — Literatura em Viagem, Feira do Livro de Lisboa, Braga, Aveiro, Funchal, Faro, Tinto no Branco — Festival Literário de Viseu). Empreendedor (Festival Literário da Madeira, planos municipais de leitura). Diretor geral da unidade de negócio The Book Company. Administrador do Grupo 20|20 (e da biblioteca lá de casa).
Programa
- Conceitos base de marketing: mercado, marketing, posicionamento, etc.
- O mercado do livro: protagonistas, linhas de força, legislação, o perfil de leitor, os grupos e as editoras independentes, os mercados do livro.
- O marketing mix
- Produto: marketing de produto, estratégias de valorização do livro;
- Preço: definição de preço, cadeia de valor, enquadramento legal;
- Distribuição: tipologias de distribuição, os canais de venda tradicionais e emergentes, boas práticas;
- Comunicação: assessoria, referências sociais, RP, a marca, os meios de comunicação, os leitores.
Método de ensino
Online (plataforma Zoom).
Quando
Datas: 22 de setembro a 13 de outubro (terças e quintas).
Horários: 18.30 às 20.30 (Lisboa).
Duração total: 14 horas.
Preço
Standard (Workshop 14h): 120 €
Premium (Workshop 14h + Livro Uma Biblioteca da Literatura Universal*): 130 €
*Portes gratuitos para Portugal. Fora de Portugal: a definir consoante o destino.
Promoções em vigor válidas apenas para a modalidade «Standard».
Inscrições
Este Workshop está esgotado. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.
O livro Uma Biblioteca da Literatura Universal

Os livros são fonte de satisfação, de alegrias e de conhecimento, enriquecendo a nossa vida e aumentando o valor da nossa existência. Mas quantos de nós já não nos sentimos perdidos nessa floresta densa e por vezes hostil que é o mundo dos livros e da literatura? O que ler? Como encontrar o livro que secretamente procuramos?
Hermann Hesse, escritor amado por gerações de leitores, guia-nos neste conjunto de textos fundamentais pela floresta de papel da literatura, introduzindo-nos à «magia do livro». Explica e ilustra com clareza o que significa encontrar um livro, acontecimento que pode ser tão ou mais importante do que o encontro com outra pessoa. Ajuda-nos de forma simples e precisa no passo mais delicado e fundamental: a criação da nossa própria biblioteca. Sugere-nos livros incontornáveis e explica-nos porque devemos travar conhecimento com eles. Reflecte de forma actualíssima sobre o universo da leitura e da escrita.