Categorias
Edição

Workshop «Gestão de Projetos Editoriais»

Workshop está esgotado. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.

Este Workshop, destinado grandemente a profissionais da área editorial e estudantes de edição, tem por objetivo munir os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam reconhecer, antecipar e evitar os problemas de qualidade mais habituais das diferentes fases do processo de edição de um livro.

Os especialistas

João Costa é formador em várias áreas relacionadas com a pré-impressão, impressão e acabamentos gráficos desde 1995, tendo lecionado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na LSD — Lisbon School of Design, na Booktailors e em várias Escolas Profissionais. Fundou a Finepaper em 2008 onde colabora como produtor gráfico em inúmeros projectos nacionais e internacionais.

Luís Alegre nasceu em Anadia 1969. Formado em Pintura, doutorado em Design. Vive e trabalha em Lisboa, conciliando a carreira artística com a atividade de designer. Desde a segunda metade dos anos 90 desenvolve projetos que cruzam múltiplas disciplinas, relacionando o design, o vídeo e instalações. Diretor do DELLI — Design Lusófona Lisboa. Diretor criativo da Ideias com Peso, ateliê de comunicação. Editor da Stolen Books. Diretor da CABIDE, a revista ao vivo (em parceria com João Pombeiro). Começou a expor individualmente em 1995 e a participar em coletivas em 2004.

Nuno Quintas é tradutor, revisor e coordenador editorial desde 2004, com portefólio destacado em várias editoras e instituições, como a Orfeu Negro, a Antígona, a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Oceanário de Lisboa. É também formador, desde 2009, de revisão e edição de texto. Mestre em Edição de Texto e licenciado em Línguas e Literaturas e Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses) pela Universidade Nova de Lisboa, foi durante uma década consultor editorial da Booktailors, hoje The Book Company.

Paulo Ferreira é pós-graduado em edição. Em 2009, fundou a Bookoffice, a principal agência literária portuguesa, responsável pela gestão de carreira de autores como Frederico Lourenço, Afonso Cruz e Bruno Vieira Amaral. É professor convidado de várias universidades e orador internacional para temáticas ligadas ao livro, à edição, gestão e venda de direitos. Em 2013 e 2018 assumiu a direcção de operações das presenças portuguesas nas feiras de Bogotá e Guadalajara. Em 2016, concebeu e dirigiu com a Feria del Libro de Bogota, na Colômbia, o primeiro salão de direitos daquela feira. Programou para diversos eventos nacionais e internacionais ligados ao livro. É diretor geral da unidade de negócio The Book Company, administrador do Grupo 20|20 (e da biblioteca lá de casa). Já esteve em mais de 30 feiras internacionais de venda de direitos.

Programa

1. COORDENAÇÃO DE PROJECTOS EDITORIAIS
1.1 Métodos e processos de gestão de projectos editoriais
1.2 Calendarização e orçamentação
1.3 Estratégias de publicação
Por Nuno Quintas

2. REVISÃO DE TEXTOS
2.1 Perfil e funções do revisor
2.2 Tipos, níveis e fases de revisão
2.3 Metodologias e orientações práticas
Por Nuno Quintas

3. REVISÃO DE TRADUÇÃO
3.1 Avaliação da qualidade de uma tradução
3.2 Princípios e processos na revisão de tradução
3.3 Recomendações metodológicas
Por Nuno Quintas

4. O DESIGN E O DESIGN DE PAGINAÇÃO DE UMA EDITORA
4.1 Análise ao meio gráfico editorial.
4.2 Princípios gerais do desenho gráfico do miolo.
4.3 Princípios gerais de paginação. Passar do layout à paginação.
Por Luís Alegre

5. GESTÃO DA PRODUÇÃO GRÁFICA
5.1 Da escolha dos materiais.
5.2 Da escolha dos acabamentos.
5.3 Da escolha do tipo de impressão.
5.4 Da selecção das gráficas.
5.5 Do acompanhamento da produção.
Por João Costa

6. GESTÃO DA PÓS-EDIÇÃO (duas sessões)
6.1 O time-to-market e a gestão dos ciclos de vida
6.2 Do preço
6.3 Da distribuição
6.4 Da comunicação: assessoria, mundo digital, público final
Por Paulo Ferreira

Método de ensino

Online (Plataforma Zoom).

Quando

Datas: 20 de abril a 11 de maio (terças e quintas-feiras).

Horários: 18.30 às 21.00.

Duração total: 17h30.

Preço

Preços especiais de lançamento

Pack Standard (Workshop 17h30 + Livro Língua Mátria*): 125 €

Pack Premium (Workshop 17h30 + Livro O Que Vemos Quando Lemos*): 140 €

*Portes gratuitos para Portugal Continental. Fora de Portugal Continental: a definir consoante o destino.

Promoções em vigor válidas apenas para a modalidade «Standard».

Inscrições

Workshop está esgotado. Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas as novidades.

O livro Língua Mátria, de Mia Couto, João Tordo, entre outros

Língua Mátria

Língua Mátria junta mais de uma dezena de contos inéditos de autores de todos os países lusófonos, um volume que reúne algumas das melhores vozes da literatura em português.

Mia Couto (Moçambique), João Tordo (Portugal), Milton Hatoum (Brasil), Teolinda Gersão (Portugal), David Capelenguela (Angola), Luís Cardoso (Timor-Leste), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Ngonguita Diogo (Moçambique), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Patrícia Reis (Portugal), Vera Duarte (Cabo Verde), Waldir Araújo (Guiné-Bissau).

O livro O Que Vemos Quando Lemos

O que vemos quando lemos? Tolstoi chegou a descrever Anna Karénina? Herman Melville alguma vez nos revelou a aparência exata de Ismael?

O conjunto de imagens fragmentadas numa página – uma orelha elegante ali, uma madeixa rebelde acolá, um chapéu posicionado de determinada maneira – e outras pistas e significantes ajudam-nos a imaginar uma personagem. Mas, na verdade, a sensação de conhecermos intimamente uma personagem tem pouco que ver com a nossa capacidade de imaginarmos as figuras literárias que amamos (ou odiamos).

O Que Vemos Quando Lemos é uma exploração singular e deslumbrante da fenomenologia da leitura, mostrando-nos como formamos imagens a partir da leitura de obras literárias, e como essas interpretações transformam a própria obra.