Categorias
Viagens

Workshop por GONÇALO CADILHE «VIAGEM E VIAJANTES: História da Humanidade em Movimento»

Numa época em que os lugares mais recônditos do planeta estão ao nosso alcance, este workshop celebra a viagem como a característica mais perene do ser humano. Das migrações pré-históricas à era dos transatlânticos, das míticas rotas de comércio e peregrinação ao Grand Tour, analisando o legado dos grandes exploradores, navegantes e cientistas, passaremos também em revista os grandes itinerários ao nosso alcance, como a Rota da Seda ou a Pan-Americana, e terminaremos com a identificação das últimas fronteiras da viagem.

Viagem e viajantes - Gonçalo Cadilhe
© DR

O especialista

Gonçalo Cadilhe é escritor de viagens. Nasceu na Figueira da Foz em 1968, cidade onde cresceu e que mantém como residência. Licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade Católica do Porto, em setembro de 1992. Depois de uma breve passagem pelo mundo da Gestão de Empresas, em abril de 1993 começou a viajar e a escrever sobre viagens de forma profissional.

Tem catorze livros publicados e assinou vários documentários de viagens e história para a RTP. Palestrante motivacional, percorre regularmente os auditórios culturais do país para falar sobre viagens, história e experiência de vida.

Descritivo

Que outra pulsão descreve melhor a evolução do ser humano do que a necessidade de viajar?

Desde as primeiras migrações dos hominídeos para fora de África até à banalização do exótico com as redes sociais e os canais por cabo, passando pelas epopeias de exploração dos mares, pelas grandes rotas continentais e pela revolução dos meios de transporte, a nossa forma de nos relacionarmos com o mundo passa pela viagem.

Neste workshop iremos abordar a história da viagem e as histórias dos grandes viajantes ao longo dos séculos. Falaremos também dos principais itinerários que ainda hoje atraem os viajantes modernos, com indicações práticas para serem percorridos por qualquer um de nós.

Programa

  1. Um panorama das grandes migrações da Humanidade (nomádicas pré-históricas, as invasões bárbaras do final do Império Romano, ou a colonização europeia da América).
  2. Os percursos e o legado dos grandes viajantes como Zhang Chian, Ibn Batuta, Marco Polo ou Humboldt.
  3. Os eventos catalisadores de novos itinerários, como as Cruzadas, os Descobrimentos ou as campanhas arqueológicas oitocentistas.
  4. As principais rotas de comércio e peregrinação nos séculos, como a Rota da Seda, o Haj muçulmano ou o Caminho de Santiago.
  5. A mudança de paradigma com o turismo de massa, a narrativa de viagem e o Instagram.
  6. Os itinerários mais ambicionados pelos viajantes modernos, como a Transiberiana, a Rota da Seda, a Pan-Americana ou a navegação do Amazonas.
  7. Uma análise sobre o que poderá ser o futuro das viagens.

Método de ensino

Online (Plataforma Zoom).

Quando

Datas: 19 a 22 de abril (segunda a quinta-feira).

Horário: 18.30 às 20.30.

Duração total: 8 horas.

Preço

Preço especial de lançamento

Workshop 8h: 100 €

Caso já tenha participado em alguma ação do Eu Aprendo em Casa, tem direito a um desconto de 5%.

Inscrições

As inscrições terminam a 16 de abril.

Formulário de inscrição



Dados de faturação