Este Workshop de «Marketing do Livro» pretende apresentar as noções essenciais da disciplina do marketing, fazendo-se a devida ponte com o setor do livro. Far-se-á uma análise do negócio editorial português, focando-se os seus protagonistas e como se delineiam estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação para impactar o público-final. Analisar-se-ão diferentes estudos de caso do setor do livro, com ênfase no mercado português.
Inscreva-se neste workshop. Inclui a entrega de 6 livros em casa (clique para saber mais).

Os especialistas
Paulo Ferreira é pós-graduado em edição. Em 2009, fundou a Bookoffice, a principal agência literária portuguesa, responsável pela gestão de carreira de autores como Frederico Lourenço, Afonso Cruz e Bruno Vieira Amaral. É professor convidado de várias universidades e orador internacional para temáticas ligadas ao livro, à edição, gestão e venda de direitos. Em 2013 e 2018 assumiu a direcção de operações das presenças portuguesas nas feiras de Bogotá e Guadalajara. Em 2016, concebeu e dirigiu com a Feria del Libro de Bogota, na Colômbia, o primeiro salão de direitos daquela feira. Programou para diversos eventos nacionais e internacionais ligados ao livro. É diretor geral da unidade de negócio The Book Company, administrador do Grupo 20|20 (e da biblioteca lá de casa). Já esteve em mais de 30 feiras internacionais de venda de direitos.
Leonor Rodrigues é licenciada em Línguas e Estudos Editoriais e Mestre em Estudos Editoriais com a nota máxima (Universidade de Aveiro). Trabalha há quatro anos na The Book Company, sobretudo na Bookoffice, a agência literária que hoje dirige. Esteve envolvida na preparação de mais de 15 feiras do livro e viagens de prospeção com o objetivo de internacionalizar autores portugueses, tendo participado em mais de dez destas iniciativas. É especialista na área dos direitos de autor, internacionalização e mercado editorial. Em 2018 fez parte da equipa responsável pela presença portuguesa na Feria del Libro de Guadalajara (México).
Programa
- Conceitos base de marketing: mercado, marketing, posicionamento, etc.
- O mercado do livro: protagonistas, linhas de força, legislação, o perfil de leitor, os grupos e as editoras independentes, os mercados do livro.
- O marketing mix
- Produto: marketing de produto, estratégias de valorização do livro;
- Preço: definição de preço, cadeia de valor, enquadramento legal;
- Distribuição: tipologias de distribuição, os canais de venda tradicionais e emergentes, boas práticas;
- Comunicação: assessoria, referências sociais, RP, a marca, os meios de comunicação, os leitores.
Método de ensino
Online (plataforma Zoom).
Quando
Datas: 31 de março a 21 de abril (segundas e quartas-feiras).
Horários: 18.30 às 20.30.
Duração total: 14 horas.
Preço
Preços especiais de lançamento
- Standard (Workshop 14h com 6 livros incluídos): 90 €
- Premium (Workshop 14h com 6 livros incluídos + Livro Miscelânea de Factos Essenciais e Curiosidades Inúteis do Senhor Lubbock): 105 €
Condições da Oferta
- Consulte a lista de livros incluídos abaixo nesta página.
- Portes gratuitos para Portugal Continental. Para Regiões Autónomas dos Açores e Madeira acresce 15€ de portes de envio.
- Fora de Portugal Continental e Regiões Autónomas: a definir consoante o destino.
- Promoções em vigor válidas apenas para a modalidade «Standard».
Inscrições
As inscrições terminam a 30 de março.
Oferta Especial de Livros
Com o apoio
Navegue no carrossel para ter acesso a todos as 6 obras e clique nas imagens para saber mais.
O livro Miscelânea de Factos Essenciais e Curiosidades Inúteis do Senhor Lubbock, de Paulo Ferreira

Almanaque que reúne factos de todas as áreas do conhecimento, assim como um imprescindível sortido de quebra-gelos e desbloqueadores de conversa. História, política, geografia, personalidades, ciência, curiosidades, artes, cultura, apofenias, inutilidades.