Categorias
Ciência

Workshop por RUI AGOSTINHO «O Sistema Terra-Lua-Sol: Estações do Ano e Eclipses»

Em parceria com:

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Se acha que as estações do ano são devidas à variação da distância Terra-Sol, então venha debater a astrofísica do que realmente acontece. Se não acha… então venha também. Pelo meio aprenderá as condições que produzem a variedade de eclipses no nosso planeta e da sua beleza.

Este Workshop é dado por Rui Agostinho, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, entidade que atesta a validade científica de toda a informação transmitida no decorrer da mesma.

Workshop Rui Agostinho
© The New York Public Library – Unsplash

O especialista

Rui Agostinho formou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e obteve o grau de doutor em Astronomia e Astrofísica na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), em 1992, com uma tese sobre a «A Evolução do Disco Espesso da Galáxia usando Espectros Obtidos com Prismas Objectivos».

Atualmente, a atividade de Rui Agostinho é focada tanto no impacto na vida na Terra da passagem do Sol nos braços galácticos, como nas questões do Ensino da Física e da Astronomia, área em que desempenha funções no DF-FCUL. Tem publicado em revistas internacionais e nacionais.

É professor no Departamento de Física da FCUL, foi fundador e Coordenador do Centro de Astronomia e Astrofísica desta Universidade em 2002, foi diretor do Observatório Astronómico de Lisboa e, atualmente, também é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, afeto à FCUL.

Descritivo

O objetivo é entender como varia a insolação num local da Terra em função do dia do ano e daí deduzir, sem dor, a existência das Estações do ano. Daqui surge também o estudo da geometria das órbitas e a ocorrência dos eclipses.

Programa

Os planos orbitais da Terra e da Lua, a inclinação dos eixos de rotação. A insolação num lugar em função da altura do sol. O mecanismo de aquecimento da atmosfera. O efeito de estufa. As condições para haver eclipses. As características dos eclipses em duração e visibilidade no planeta.

Método de ensino

Online (Plataforma Zoom).

Quando

Datas: 14 e 21 de abril (quartas-feiras).

Horário: 18.30 às 20.30.

Duração total: 4 horas.

Preço

Preço especial de lançamento

50 € (Workshop 4h)

Inscrições

As inscrições terminam a 13 de abril.

Formulário de inscrição



Dados de faturação